Curso Gratuito para eSocial

Chega de Sofrimento e Dúvidas ao Enviar os Dados ao eSocial

O esocial é um dos projetos mais ousados do governo federal. É parte do projeto Sped e tem o objetivo de levar para a nuvem as informações trabalhistas, previdenciárias, fiscais e tributárias de todas as empresas, entidades do Brasil e do próprio governo.

Agora em 2021 tivemos a continuidade da obrigatoriedade dos eventos periódicos para o terceiro grupo e um novo cronograma foi anunciado, obrigando inclusive o início do Grupo 4 que são os órgãos públicos.

As empresas, as instituições e os governos das três esferas vão precisar de profissionais para dar conta de gerenciar todas as rotinas do eSocial, que embora já exista há alguns tempo, é algo ainda novo e pouco explorado.

Um estudo recém publicado mostrou que mais da metade das pessoas que trabalham com eSocial tem dúvidas no envio das informações ao ambiente.

Teoria e Prática

Toda parte teórica é abordada, o que é, como funciona, para que serve e o que faz.

Na parte prática damos ênfase aos eventos do eSocial, os grupos de obrigados, a separação em fases, o prazo de envio de cada fase, o que contém, o envio e como buscar o protocolo de envio.

Detalhes e prazo de envio dos eventos

Cada evento será explicado e detalhado individualmente.

Serão ensinadas as particularidades de cada um, os pré-requisitos para o envio, o prazo de envio e sua influência nos resultados dos cálculos.

Convivência entre as versões atual e a simplificada

Com paralizações e retomadas o eSocial segue seu caminho, a versão mais completa 2.5 será substituída pela S-1.0, a versão do eSocial simplificado.

O professor explica o período de convivência entre as versões e da detalhes das mudanças, como exclusão de eventos e para onde cada um vai.

Cronograma de Implantação do eSocial

Cronograma eSocial

Obs.: Em novembro de 2021, referente a competência Outubro/2021, o grupo 3 que é o maior grupo, começa a fechar a contribuição previdenciária na DCTFWEB, utilizando os dados enviados pelo eSocial, para esse grupo deixa de existir a GPS.

Curso Teórico e Prático para eSocial

Você vai entender como as rotinas funcionam e vai praticar para ver o resultado de cada ação.

Conteúdo do Curso

Didaticamente falando, o tesoureiro tem dois papeis relevantes, que são extremamente importantes e que você precisa saber, são eles:

  • O Papel Institucional

Tesoureiro é um cargo estatutário, é uma função que consta nos estatutos de uma entidade, associação ou igreja, o tesoureiro juntamente com o presidente e o secretário (vices, 1ºs e 2ºs) formam a diretoria, que é a mesa diretora, que define os destinos da entidade, vulgarmente falando aqueles que tem poder de decisão, são aquelas pessoas, geralmente eleitas, em assembleia geral ordinária, que são especificamente convocadas para esse fim, a eleição.

  • O Papel de gestor financeiro

O tesoureiro no desempenho do seu papel institucional é algo mais representativo, mais figurativo, entretanto, ele possui também atribuições, conforme definido nos estatutos, mais voltadas a ação, aquelas situações de “mão na massa”, de fazer acontecer.

É nessa condição que ele se torna uma das figuras mais importantes na direção da instituição, ele se transforma na pessoa do planejamento, da análise e que tem a missão de conduzir os rumos financeiros da igreja.

A gestão financeira é o CENTRO de uma empresa ou de uma instituição, ela é a responsável em fornecer os recursos para que todas as áreas possam funcionar de forma adequada e eficiente. É bom você saber que independentemente do tamanho da entidade, já que estamos falando de igrejas ou instituições do terceiro setor, é preciso, absolutamente necessário investir em uma boa gestão financeira para administrar com sabedoria os haveres e as contas da empresa.

  • 3.1 – Eventos de Tabela
  • 3.2 – Eventos Não Periódicos
  • 3.3 – Eventos Periódicos

O lançamento das despesas, com diferenças pontuais, que vamos explicar mais detalhadamente no curso, segue o mesmo padrão dos lançamentos de receitas, as justificativas e as implicações em todos os casos, são as mesmas.

  • 5.1 – Envio dos Dados
  • 5.2 – Protocolo dos Envios
Curso Gratuito eSocial

Depoimentos

Só tenho a agradecer a ajuda que recebi de toda equipe, estava muito perdido com tanta informação, agora estou seguro do que faço e sempre confiro antes de enviar os dados.
Felício Henrique
Felício Henrique de Souza
Goiânia – GO
Pela primeira vez, senti segurança ao enviar os dados ao eSocial, eu não sabia o que era enviado nos eventos. Agora tenho certeza de cada dado enviado e sei como conferir, quando recebo um retorno de erro, conserto sozinha.
Marina Rodrigues
Mariana Rodrigues dos Santos
Curitiba - PR
O eSocial era a pedra no meu sapato, era muita informação, grupos, fases, prazos que eu não conhecia. Agora sei o que é cada grupo e cada fase, conheço os prazos e faço os envios com segurança e tranquilidade.
Paulo Augusto
Paulo Augusto Mestriner
Fortaleza - CE

Sobre o Professor

Maurício das Neves é contador e analista de sistemas, é professor do Centro Paula Souza que mantem as ETEC’s e Fatec’s no estado de São Paulo, tem mais de 30 anos de experiência em Gestão de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal.

É um estudioso do eSocial desde o seu lançamento, participou de vários cursos e palestras nesta área. Já ajudou a implantar o eSocial em centenas de empresas e instituições. Ministrou palestra sobre o eSocial na Faculdade de Tecnologia Ogari de Castro Pacheco.

Desenvolveu um sistema de folha de pagamento com todas as funcionalidades da área trabalhista, inclusive contemplando todos os eventos do eSocial.

Maurício das Neves

Perguntas Frequentes

Onde posso assistir o vídeo do curso gratuito?

Você vai agendar um dia e um horário e vai poder assistir no seu computador, tablet ou celular.

O curso gratuito ensina a enviar todos os eventos ao eSocial?

Não, por ter um tempo reduzido, optamos por ensinar a enviar os eventos mais importantes.

O curso gratuito tem certificado?

Não, o curso gratuito não tem certificado.

Posso assistir novamente o curso gratuito?

Pode sim, se o curso ainda estiver disponível, você agenda outro horário e assiste novamente.

O curso explica sobre os prazos de envio dos eventos?

Sim, na parte prática é ensinado sobre o prazo do envio de cada evento.

O curso fala sobre as multas pelo não envio, ou envio fora do prazo do eSocial?

Embora existam penalidades pela falta de envio ou envio com atraso, o curso não aborda este assunto.

Copyright © SN System’s • Todos os direitos reservados.






loading...


Inscrição Curso Gratuito de eSocial
Horário *

Inscrição Curso Gratuito de Tesouraria
Horário *